27 de abril de 2014


A palavra amor, ou ainda a frase eu te amo, está presente em todos os lugares e na boca de todas as pessoas em todo o mundo; Eu amo minha esposa, meu marido, amo minha namorada ou noiva, amo meus pais, eu amo Deus, enfim, todos dizem eu amo, mas será que de fato eles amam?

A palavra amor no grego antigo têm três sentidos:

Eros - Relacionado a atração sexual;
Philos - Relacionado ao afeto familiar; e
Ágape - Que diz respeito ao amor de Deus.

Contudo, no hebraico a palavra amor é Ahava, e esta está isenta de quaisquer sentimentos e significa uma entrega total, incondicional e completa da sua vida à pessoa amada.


Esse tipo de amor nada tem a ver com os referidos nos escritos gregos, muito embora os originais do Novo Testamento tenham sido escritos em grego, o amor que ali se trata diz respeito ao Ahava do antigo testamento.

O amor que está nos livros, nos filmes, novelas e músicas é o típico amor que o coração sente quando os olhos veem, já que o que os olhos não veem o coração não sente, é puramente sentimental e com certeza não é o amor que Deus espera de nós.

Amarás, pois, o Senhor, teu Deus, de todo o teu coração, de toda a tua alma, de todo o teu entendimento e de toda a tua força. e Amarás o teu próximo como a ti mesmo. Marcos 12. 30 - 31

O amor que Deus espera que o amemos é o mesmo Ahava exigido na lei de Deus, pois este é isento de sentimentos e não precisamos ver para sentirmos, o amor, Ahava está inteiramente ligado a fé que nos faz crer e entregar-nos de corpo, alma e espírito à alguém invisível e desconhecido, este é o amor sacrificial com o qual Deus no amou entregando seu Único Filho em favor da nossa alma e é o mesmo que Ele espera que façamos ao abandonarmos o pecado e praticarmos a Sua Palavra. Isso é o amor, Ahava!

Ah, se todos entendem isso! O amor não seria fingido, dissimulado, não haveria divórcios, separações, traições e a família com um todo seria bendita.

Na fé, Sempre!
Pastor Régis Castro

2 comentários:

  1. Belíssima publicação pastor, eu mesmo não tinha conhecimento sobre esse amor Ahava, acho que devia fazer uma publicação apenas sobre ele, Paz e bem Pastor Regis

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amigo,
      Obrigado pela sua visita, escrevi uma nova mensagem sobre "Ahava" o amor verdadeiro e que vêm de Deus.
      Siga esse link: http://regiscastro.blogspot.com.br/2014/07/o-amor-verdadeiro.html

      Na fé, Sempre!

      Excluir

Subscribe to RSS Feed Follow me on Twitter!